domingo, 26 de junho de 2022

central de alarme de incêndio

Proteger as vidas dos usuários de seu imóvel e o patrimônio material de seu negócio. Estas são apenas duas das funcionalidades de grande importância da manutenção da central de alarme de incêndio.

A instalação da central de alarme de incêndio e medidas de segurança e combate contra incêndio é primordial para empresas de todos os tamanhos que buscam manter um nível alto de segurança dos ambientes e de seus funcionários.

É importante lembrar que em todos os estados já está prescrito em lei o uso da central de alarme de incêndio em espaços que podem ter um grande fluxo de pessoas como prédios, espaços para eventos, pontos comerciais, escolas, entre outros.

Existem duas modalidades de operação e instalação dos sistemas de detecção e da central de alarme de incêndio, sendo elas a endereçável ou a convencional. Portanto, é importante saber as diferenças entre cada uma delas e saber qual melhor se aplica ao seu imóvel.

A central de alarme de incêndio é um item dentro de vários itens de segurança contra incêndio que é responsável por receber todos os sinais enviados pelos detectores de fumaça e, após captar caso haja algum incêndio, acionar os alarmes sonoros de alerta, avisando a necessidade de evacuação da edificação em casos de incêndio.

Em todas as ocasiões em que os alarmes e detectores de fumaça são acionados pelos seus sistemas de detecção de foco de incêndio, a central de alarme de incêndio faz a captação dos sinais de alerta enviados.

Dessa forma, pode-se tomar todas as medidas dispostas para a identificação do foco de incêndio e para a solução desse problema, também sendo possível a evacuação das pessoas que estão no espaço sem que haja danos ou risco à vida das mesmas.

É preciso estudar, analisar e entender mais sobre como funcionam e como são instalados esses dois diferentes sistemas de detecção e alarme de incêndio e qual das modalidades é a melhor escolha para seu estabelecimento.

Central de alarme de incêndio

COMO FUNCIONA A CENTRAL DE ALARME DE INCÊNDIO CONVENCIONAL E ENDEREÇÁVEL?

O modo de operação e o modo de instalação, bem como os itens e medidas de segurança que compõem a central de alarme de incêndio, estão descritos em lei e regularizados por normas técnicas da ABNT NBR 17240 . Os principais equipamentos que fazem parte desses sistemas são:

  • Detectores de temperatura;
  • Detectores de fumaça;
  • Acionadores automáticos e/ou manuais;
  • Central de alarme;
  • Sinalizador audiovisual.

 CENTRAL DE ALARME DE INCÊNDIO – SISTEMA CONVENCIONAL

A central de alarme de incêndio convencional é frequentemente usada em imóveis residenciais como condomínios e prédios de apartamentos, o sistema de detecção e alarme de incêndio convencional tem uma funcionalidade aplicada de forma melhor em locais que não são necessários a identificação exata do ponto.

Nessa modalidade, os itens e medidas de segurança funcionam por setores ou blocos, então quando é acionado o sistema não há a identificação exata do ponto de foco de incêndio.

Por isso essa modalidade não é indicada para espaços que possam precisar de ações rápidas e imediatas em casos de incêndio.

Central de alarme de incêndio convencional

CENTRAL DE ALARME DE INCÊNDIO – SISTEMA ENDEREÇÁVEL

Como o próprio nome desta modalidade já indica, a central de alarme de incêndio endereçável faz a identificação do ponto de foco de incêndio. A forma de operação desse sistema permite que o foco do incêndio seja reconhecido com precisão.

Os itens de segurança que integram o sistema endereçável recebem um número, denominado endereço, e quando ocorre a detecção de uma anomalia o dispositivo acionado emite um sinal que será recebido pela central de alarme, possibilitando que seja identificado com exatidão o ponto da ocorrência do incêndio e o tipo de dispositivo.

Com esse sistema é possível uma maior agilidade no combate de incêndios, pois é informado diretamente no display da central de alarmes, qual item de segurança foi acionado e endereço. Isso faz com que haja uma redução significativa dos riscos.

Por causa da sua exatidão, o sistema de detecção e alarme de incêndio endereçável é comumente usado em imóveis que é necessária maior rapidez na solução do incidente, uma clínica médica, uma casa de repouso para idosos, industrias, galpões de grande porte, centros de distribuição.

Outro ponto de destaque é o fato de que a central de alarme de incêndio consegue se comunicar com cada item de segurança que compõe o sistema de alarme de maneira rápida e individual. A central também indica possíveis falhas nos itens de segurança, facilitando a manutenção do sistema e de algum equipamento.

Central de alarme de incêndio endereçável

EXISTEM DUAS CLASSES DE CENTRAL DE ALARME DE INCÊNDIO ENDEREÇAVEIS: A e B.

CENTRAL DE ALARME DE INCÊNDIO – CLASSE A

Nesta classe há uma segurança maior pois o modo como é instalado permite a continuidade do sistema caso algum problema aconteça. Porém, como utiliza uma maior quantidade de fios, tende a ter seu valor de instalação um pouco maior em relação à classe B

CENTRAL DE ALARME DE INCÊNDIO – CLASSE B

Nesta classe não há uma fiação de retorno à central de alarmes, portanto se acontecer alguma interrupção em algum ponto, o sistema todo pode sofrer com uma paralisação parcial ou total. Por esse motivo, o seu preço de instalação tende a ser menor.

É sempre importante ressaltar que a manutenção da central de alarme de incêndio deve ser feita com frequência para que não haja falhas imperceptíveis que possam atrapalhar a intervenção em casos de incêndio, dificultando o acontecimento de fatalidades.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA CENTRAL DE ALARME DE INCÊNDIO?

Já foram citadas as vantagens do sistema de alarme de incêndios como um todo, mas agora temos algumas das vantagens da central de alarme de incêndio que é um dos itens do sistema. Essas vantagens são:

  • Comunicação entre diferentes itens e dispositivos;
  • Facilidade para instalação;
  • Facilidade para suporte técnico;
  • Garantia garantida e certificada.

Destacamos que é de extrema importância que se contrate um profissional especializado no assunto para que a instalação de um sistema de alarme de incêndios com uma central de alarme de incêndio seja feita com qualidade e seguindo as normas e leis prescritas em cada estado.

QUAL O VALOR DE INSTALAÇÃO OU MANUTENTENÇÃO DA CENTRAL DE ALARME DE INCÊNDIO?

O valor de instalação de alarme de incêndio ou da manutenção de alarme de incêndio varia de acordo com a necessidade e especificidades de cada imóvel, como área construída, quantidade de itens necessários para a instalação e manutenção do sistema, de alarme de incêndio escolha entre modalidade A e B no caso de sistemas endereçáveis, entre outros.

A5S LAUDOS ENGENHARIA – EMPRESA PARA INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DA CENTRAL DE ALARME DE INCÊNDIO

Para a instalação da central de alarme de incêndio,  podem contar com os serviços da A5S Laudos e Engenharia. Fornecemos assessoria para a instalação e manutenção, bem como quaisquer equipamentos necessários para o combate à incêndio, conforme exigências do Corpo de Bombeiros.

PARA OBTER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A INSTALAÇÃO OU MANUTENÇÃO DA CENTRAL DE ALARME DE INCÊNDIO

Quer saber mais sobre central de alarme de incêndio? Clique aqui e tenha acesso ao guia de alarme criado pela NFPA

Ligue para (11) 2323-8983 ou solicite um orçamento.

O post central de alarme de incêndio apareceu primeiro em A5S Laudos e Engenharia.



Esse Artigo Apareceu Primeiro em central de alarme de incêndio

Nenhum comentário:

Postar um comentário